Francisco: Grupo Vita expressa «enorme gratidão» ao Papa por deixar uma «Igreja mais segura e protetora»

«Que este caminho de acolhimento e desocultação seja irreversíve»

Lisboa, 21 abr 2025 (Ecclesia) – O Grupo Vita espera que o “caminho de acolhimento e desocultação” de casos de violência sexual contra crianças seja “irreversível” e expressa “enorme gratidão ao Papa Francisco por deixar uma “Igreja mais segura e protetora”.

“Acreditamos que este caminho de acolhimento e desocultação seja irreversível e que a Igreja Católica em todo o mundo, e em Portugal em particular, irá continuar este percurso de mudança, rumo a uma Igreja mais segura e protetora”, afirma o comunicado.

Dirigindo-se “a todas as vítimas” que têm procurado o Grupo Vita ao longo dos dois anos de existência, o comunicado expressa uma “palavra de esperança”, certo de que a proteção dos mais frágeis, nomeadamente as vítimas de abuso sexual no contexto da Igreaj Católica, permanece como prioridade.

“O Grupo VITA expressa a sua profunda tristeza pela perda do Papa Francisco, e também a enorme gratidão pelo caminho de acolhimento, coragem e transformação que traçou na Igreja Católica”, acrescenta o comunicado.

Lembrando a “especial atenção aos mais frágeis e necessitados” por parte do Papa Francisco, o Grupo Vita valoriza também o incentivo que colocou na “abordagem de temas tão difíceis e ocultos, como a violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis”.

O Papa faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.

O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.

O Grupo VITA foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, com objetivo de, “em articulação com a Equipa de Coordenação Nacional, desenvolver uma ação que contribuirá para capacitar, ainda mais, o valioso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas Comissões Diocesanas no acolhimento e acompanhamento das vítimas, bem como na formação preventiva dos agentes pastorais”.

Os pedidos de ajuda dirigidos ao Grupo VITA podem ser encaminhados para a linha de atendimento telefónico 915 090 000 ou através do formulário para sinalizações disponível no site www.grupovita.pt.

PR

Partilhar:
Scroll to Top