Francisco grato ao «gigante» João Paulo II

Mensagem aos católicos da Polónia destaca «grande homem e Papa»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 25 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa enviou uma videomensagem à Polónia, pela canonização de João Paulo II, agradecendo ao país o “extraordinário testemunho de santidade” do primeiro pontífice do Leste europeu, que classificou como um “gigante”.

Karol Wojtyla (1920-2005), escreve Francisco, foi um “grande homem e Papa”, que “abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e económicas, invertendo com a força de um gigante – força que vinha de Deus – uma tendência que podia parecer irreversível”.

“Estou grato a João Paulo II, como todos os membros do Povo de Deus, pelo seu incansável serviço, a sua orientação espiritual, por ter introduzido a Igreja no terceiro milénio da fé e pelo seu extraordinário testemunho de santidade”, refere, numa intervenção divulgado hoje pelo Vaticano e transmitida na quinta-feira pela emissora pública da Polónia.

A mensagem elogia a “fé”, “amor” e “coragem apostólica”, acompanhada por uma grande “carga humana” de João Paulo II, citando uma passagem da homilia de Bento XVI, Papa emérito, no dia da beatificação, a 1 de maio de 2011: “Este filho exemplar da nação polaca ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de se dizerem cristãos, de pertencerem à Igreja, de falarem do Evangelho. Numa palavra, ajudou-nos a não ter medo da verdade, porque a verdade é garantia de liberdade”.

“Identifico-me plenamente com estas palavras”, assinala Francisco.

O atual Papa destaca a importância do crescimento de Karol Wojtyla na Polónia, onde se “formou o seu coração, coração que depois se dilatou para a dimensão universal, primeiro participando no Concílio Vaticano II e, sobretudo depois de 16 outubro de 1978 [eleição pontifícia], porque nele encontraram lugar todas as nações, as línguas e as culturas”.

“João Paulo II continua a enriquecer-nos, inspiram-nos as suas palavras, os seus escritos, os seus gestos, o seu estilo de serviço. Inspira-nos o seu sofrimento vivido com esperança heroica, inspira-nos a sua total entrega a Cristo, redentor do homem, e à Mãe de Deus”, pode ler-se.

Francisco disse esperar visitar a Polónia em 2016, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude marcada para Cracóvia.

João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados este domingo numa Missa presidida pelo Papa Francisco, às 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

A canonização – ato reservado ao Papa, desde o século XII – é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR