Francisco: Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destaca JMJ lisboa 2023 como «presente inesquecível» do Papa aos jovens

Organismo fala de Francisco como «exemplo de proximidade, simplicidade e esperança»

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 22 abr 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal recordou esta segunda-feira o “presente inesquecível da JMJ Lisboa 2023” que o Papa Francisco deu aos jovens.

“A nós, jovens portugueses, deu-nos o presente inesquecível da JMJ Lisboa 2023. Obrigado por ter vindo ao nosso encontro, por ter sonhado connosco e por nos ter lembrado que há lugar para todos na Igreja — ‘todos, todos, todos’”, pode ler-se no comunicado do DNPJ, em reação à morte do Papa.

O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”, esta segunda-feira, na Casa de Santa Marta.

O DNPJ recorda uma “vida inteira dedicada ao amor, ao serviço, à justiça e à paz”.

“Foi o Papa da escuta, do abraço, da alegria do Evangelho. O Papa que nos chamava a ‘fazer barulho’ com a nossa fé”, assinala.

O organismo fala de “um exemplo da proximidade, simplicidade e esperança”, realçando que Francisco “inspirou gerações com palavras que se tornaram caminho — e com gestos que tocaram o coração do mundo”.

“Rezamos por ele, com gratidão infinita, e por toda a Igreja neste tempo de luto e esperança”, concluiu.

O serviço da Juventude, o setor da Pastoral das Vocações e a Pastoral Universitária de Lisboa promovem esta noite uma Vigília de Oração, na Igreja de São Domingos, no Rossio, onde os jovens vão rezar pelo Papa Francisco

A celebração, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, decorre pelas 21h30, na Igreja de São Domingos, Rossio, na capital.

“Neste tempo de Páscoa, queremos dar graças a Deus por todo o bem que Ele nos fez por meio do nosso querido Papa Francisco, nos seus 12 anos de pontificado! Contamos com toda a juventude de Lisboa para rezar pelo Papa e pela Igreja, já esta terça-feira, na Vigília de Oração presidida pelo nosso Patriarca, D. Rui Valério”, refere a organização.

O funeral de Francisco acontece este sábado pelas 10h (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro, com a Missa a ser presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top