«Com profunda emoção que rezamos por ele, cheios de uma imensa gratidão pela sua vida» – Irmão Matthew

Taizé, 22 abr 2025 (Ecclesia) – O prior da comunidade monástica de Taizé, na França, afirma que estão “particularmente gratos” ao Papa Francisco por ter “trabalhado incansavelmente pela unidade dos cristãos”, e destaca visitas marcantes e gestos concretos que fizeram “crescer a comunhão”.
“Desde os primeiros dias do seu pontificado, os apelos do Papa Francisco para se juntar aos mais vulneráveis, acolher os migrantes e refugiados, ouvir o grito da Terra e o grito dos pobres, falaram-nos muito em Taizé. Ele deu valor àqueles e àquelas que acreditavam que não o tinham”, escreve o irmão Matthew, num texto de homenagem publicado online.
O prior de Taizé acrescenta que a encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco, dedicada à ecologia integral, “tocou muitas pessoas”, como a sua atenção ao diálogo inter-religioso, que lhe permitiu “construir amizades para além dos círculos cristãos”.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”, esta segunda-feira, dia 21 de abril, na Casa de Santa Marta, o anúncio da mo0rte foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell.
O responsável pela comunidade ecuménica francesa destaca que Francisco trabalhou “incansavelmente pela unidade dos cristãos”, através de visitas marcantes e de gestos concretos que “fizeram crescer a comunhão”, como a visita ao Fanar, em Istambul, na Turquia, onde disse que “são precisamente os jovens que hoje pedem passos em direção à plena comunhão”, e deu como exemplo “as multidões” de jovens ortodoxos, católicos e protestantes que participam nos encontros internacionais de Taizé.
“Entre os gestos que marcaram o seu pontificado, recordo com particular estima a sua amizade com o Patriarca Bartolomeu, com numerosos responsáveis ortodoxos e protestantes, bem como o acolhimento fraterno que ofereceu ao Papa Tawadros em Roma, em maio de 2013”, acrescentou o irmão Matthew.
O prior de Taizé lembrou a viagem de Francisco ao Sudão do Sul (2023), com o arcebispo Anglicano da Cantuária e o moderador da Igreja da Escócia, a presença nas cerimónias dos 500 anos da Reforma Luterana (2016), em Lund, na Suécia, e guarda, “de forma muito especial no coração” a vigília de oração comunitária ecuménica ‘Together’, no dia 30 de setembro de 2023, na Praça de São Pedro, uma ideia do irmão Alois, à qual “o Papa manifestou total apoio”.
No dia 18 de março de 2024, o Papa Francisco recebeu, pela primeira vez o irmão Matthew, enquanto novo prior da Comunidade Ecuménica de Taizé, numa audiência privada, no Vaticano; em entrevista à Agência ECCLESIA, o responsável lembrou que, desde 2013, o seu antecessor, o irmão Alois, “foi recebido pelo Papa todos os anos, como é tradição desde o pontificado de São João Paulo II”.
“A sua confiança em nós, e em mim enquanto Prior da Comunidade de Taizé, continua a ser um dom de Deus pelo qual elevamos, neste dia, uma oração de ação de graças”, acrescenta, na homenagem ao Papa Francisco, publicada no sítio online de Taizé.
A comunidade monástica informa que a notícia da morte do Papa Francisco chegou a Taizé quando “os irmãos e os jovens de numerosos países” estavam reunidos para a oração comunitária, durante essa celebração, o prior fez uma oração, e seguiu-se o toque dos sinos.
Oração: “Deus fiel, damos-te graças pela vida do tão amado Papa Francisco, a quem chamaste para junto de ti esta manhã. Ele repousa na tua luz, depois de ter entregue a sua vida ao serviço do teu evangelho, no mistério de comunhão que é o corpo de Cristo, a Igreja. Com coragem, incentivou-nos a escutar hoje a voz do Espírito Santo e a ir às periferias da Igreja e às margens da sociedade, para vivermos o sinal de um amor maior. Louvor a ti!” |
O funeral do Papa Francisco é celebrado este sábado, dia 26 de abril, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro; a Missa tem presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício
CB/OC