Francisco: Bispo do Algarve lembra «homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo, um olhar fresco»

Igreja Católica no Algarve vai unir-se «a todos os católicos do mundo na celebração da vida do Papa Francisco»

D. Manuel Quintas com o Papa Francisco na visita Ad Limina 2024

Faro, 21 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Algarve convida “todos os cristãos e não cristãos” na diocese para celebrar a vida do Papa Francisco “homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo, um olhar fresco, renovado”, esta terça-feira, pelas 19h00, na Sé.

“A Igreja Algarvia quer celebrar a vida deste homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo, um olhar fresco, renovado, sobre tantos temas e que chamou a atenção de todos, não apenas dos católicos, para a necessidade da fraternidade, do respeito pelo outro e pelo planeta, da integração das periferias”, assinala D. Manuel Quintas, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela diocese algarvia.

O Papa Francisco faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios, informou o Vaticano.

“No momento da sua partida para a casa do Pai, termos de recordar todos estes preciosos ensinamentos que nos legou e pedir a Deus que nos faça seus fiéis herdeiros, capazes de pôr em prática a missão dos batizados, como gostava de sublinhar o Papa Francisco: evangelizar e agir como bons samaritanos”, refere bispo do Algarve.

D. Manuel Quintas vai presidir a uma missa de sufrágio pelo Papa Francisco, esta terça-feira, dia 22 de abril, pelas 19h00, na Sé de Faro.

Foto: LOsservatore-Romano, em Diocese do Algarve

A Diocese do Algarve acrescenta que esta Eucaristia vai ser um momento de oração e de reflexão sobre “todas estas verdades”, profundamente assentes no Evangelho e nos ensinamentos de Jesus Cristo, que foram refletidas ao longo dos 12 anos do pontificado de Francisco.

“Gostaríamos de convidar todos os cristãos e não cristãos presentes no Algarve, a participarem neste momento de oração e de partilha do pão eucarístico, recordando que a Páscoa, vida nova que Cristo nos deu, é a vida que, seguindo o exemplo do Papa Francisco e de S. Francisco (de quem adotou o nome), devemos construir, plena dos valores da humildade, do encontro, da justiça”, desenvolve D. Manuel Quintas, bispo do Algarve.

“Uma vida em que ser testemunha é sorrir para todos, acolher todos, abraçar todos, todos, todos, como Cristo nos pediu.”

O anúncio da morte do Papa foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.

CB/OC

 

Vaticano: Morreu o Papa Francisco (1936-2025)

 

Partilhar:
Scroll to Top