«O nosso melhor tributo é continuar e tentar concretizar alguns dos sonhos deste Papa» – D. António Augusto Azevedo
Vila Real, 24 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real presidiu a uma celebração de sufrágio pelo Papa Francisco esta quarta-feira e destacou quatro “palavras-chave do seu pontificado”: “alegria, paz, fraternidade, esperança”.
“Na hora da despedida de um Papa que incentivou os jovens e também os mais velhos a não desistirem dos seus sonhos, o nosso melhor tributo é o continuar a fazer nosso e tentar concretizar alguns dos sonhos deste Papa: O sonho de uma Igreja missionária, acolhedora, fiel ao evangelho, rica de amor e misericórdia; o sonho de uma humanidade fraterna, justa e livre; o sonho de um mundo como casa que Deus deu a todos”, disse D. António Augusto Azevedo, na homilia hoje enviada à Agência ECCLESIA.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, esta segunda-feira, dia 21 de abril, na Casa de Santa Marta na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”.
Segundo o bispo de Vila Real, nestes dias, muito tem sido dito sobre “a grande figura do Papa”, e fazem-se até “tentativas de lhe colocar rótulos ou sublinhar o que mais convém”, quando Francisco foi “simplesmente um grande Pastor, um grande ser humano e sobretudo um homem de fé”, uma fé pascal, alegre, corajosa e desassombrada.
“As suas palavras sábias e os seus gestos simples encontram no evangelho a fonte de inspiração. É o caso das leituras que escutamos na liturgia de hoje que permitem destacar duas fortes marcas do seu pontificado”, acrescentou, indicando a “particular atenção com os mais pobres e desvalidos”, e o olhar “para a Igreja (e para a humanidade) como povo em caminho, povo de peregrinos”.
“O processo sinodal, causa importante da última fase do seu pontificado, além de um exercício muito real de escuta, é um estímulo forte para todo o Povo de Deus caminhe no sentido de uma autêntica renovação. Os frutos deste processo serão colhidos pelas próximas gerações”, acrescentou o responsável diocesano.
D. António Augusto Azevedo, na homilia da celebração de sufrágio pelo Papa Francisco, destacou “algumas das palavras-chave” deste pontificado – ‘alegria, paz, fraternidade, esperança’ – que “encontram o seu fundamento e significado mais amplo à luz da fé pascal”.
O bispo de Vila Real afirmou que “este foi o Papa da alegria”, e destacou o “documento programático” ‘Evangelii Gaudium’, a Exortação Apostólica de Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, e foi “arauto incansável” da paz, que é dom pascal, mas “infelizmente, os seus apelos à paz nem sempre foram escutados”.
“A morte de alguém próximo, familiar ou amigo, ou de alguém, como o Papa Francisco, que apesar da distância, sentíamos como Pai ou irmão, permite-nos olhar para a sua vida com outros olhos e reconhecer a sua dimensão”, disse D. António Augusto Azevedo, na Sé de Vila Real.
O funeral do Papa Francisco, em Roma, é celebrado este sábado, dia 26 de abril, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro; a Missa tem presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
CB/PR