Lisboa, 21 abr 2025 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) considera que o pontificado do Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira, fortaleceu o “compromisso da Igreja com a justiça social, a dignidade humana e o cuidado pela Casa Comum”.
“A sua incansável dedicação aos mais pobres, marginalizados e às realidades periféricas inspirou a nossa missão e a nossa intervenção diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Francisco é “sinal de amor e esperança, num tempo marcado por desafios profundos, contrários à proposta do Evangelho”, acrescenta o documento.
Com firmeza e humildade, sonhou uma Igreja para todos, todos, todos e “guiou-a por caminhos de renovação e abertura, promovendo o diálogo entre culturas, religiões e povos”.
Francisco fez da misericórdia “o centro da sua mensagem, convidando-nos a sermos construtores de paz, pontes entre irmãos e peregrinos na Esperança”.
“Que a sua mensagem profética continue a inspirar o nosso trabalho e o mundo”, finaliza.
O Papa faleceu hoje, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.
O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.
LFS