Francisco/2º aniversário: Papa promove renovação da «simplicidade e serenidade», diz bispo do Porto

Diocese assinala data com celebração de «Te Deum» na catedral, este domingo

Lisboa, 12 mar 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou que os primeiros anos de pontificado de Francisco foram uma “bênção na Igreja e no mundo, promovendo a sua renovação através da “simplicidade e serenidade”.

“O Papa Francisco trouxe uma renovação com a simplicidade e a serenidade que lhe são caraterísticas, com a profundidade da mensagem que anuncia e com gestos proféticos que revelou. Dois anos parece um tempo enorme de transformação e renovação e dá-nos o desejo que se multipliquem por muito e muitos anos”, explicou D. António Francisco dos Santos à Agência ECCLESIA.

O prelado destaca o “dom” que o Papa argentino é para a Igreja mas também de “bênção para o mundo”.

“Creio que estes dois anos estabelecem este diálogo aberto e vínculo com a sociedade civil. Hoje somos todos a gostar, a seguir, a amar o Papa e a dizer que estamos disponíveis para ao seu convite e orientação fazermos da alegria do Evangelho a nossa missão”, desenvolveu.

Neste contexto, D. António Francisco dos Santos, considera que o “cunho pessoal, especial e muito vincado” que o Papa está a deixar é uma caraterística pessoal que também “deixou” em Buenos Aires e na Companhia de Jesus (Jesuítas).

“Penso que esta é uma realidade nova, não é apenas uma marca institucional na Igreja mas na vida e transformação na vida de todas as pessoas”, disse o bispo do Porto.

Segundo o prelado, hoje há pessoas a “transformarem-se” e deixarem moldar o seu coração pela graça de Deus a partir “do encontro, da palavra, dos gestos, do olhar, da proximidade” do Papa Francisco.

Desde 13 de março de 2013, o bispo esteve duas vezes com o Papa e dele recebeu a missão de mudar da diocese [Aveiro], que “servia há oito anos”, para o Porto.

“É também a afirmação de um vínculo maior ao Papa e de comunhão mais intensa com ele. É por isso que imploro a Deus bênção, proteção, graça, vida e saúde para o Papa Francisco, porque todos precisamos tanto dele”, comentou.

Para o bispo do Porto, estes dois anos fazem “acreditar ainda mais” no Espírito Santo que conduz e guia a Igreja uma vez que “escolhe as pessoas certas, para os lugares certos, em cada momento da sua história”.

A Diocese do Porto vai assinalar os dois anos de pontificado do Papa argentino com um solene ‘Te Deum’, presidido por D. António Francisco dos Santos este domingo, às 16h00, na Catedral.

O ‘Te Deum’ é um dos mais antigos hinos litúrgicos, provavelmente do século IV, e encerra o Ofício de leitura nos domingos, festas e solenidades; também se canta em celebrações solenes de ação de graças.

LFS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top