«Obrigado, Papa Francisco, por ser uma presença para nós jovens e por nos ensinares a agir no mundo como ‘influencers’ de Deus» – Martina Bacchetti, da Itália
Lisboa, 14 mar 2023 (Ecclesia) – O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e voluntários internacionais, presentes na capital portuguesa, enviaram os parabéns ao Papa Francisco pelos 10 anos da sua eleição, que se celebraram esta segunda-feira, com mensagens de agradecimento e um até “agosto”.
“Queremos dar graças a Deus pelo caminho que fazemos juntos. A sinodalidade a que nos provocas, a que nos convidas e a qual queremos fazer contigo. Damos graças a Deus por estes 10 anos, damos graças a Deus por ti e rezamos por ti todos os dias”, disse D. Américo Aguiar no vídeo publicado online.
O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa alemão, assumindo o inédito nome de Francisco.
“Obrigado, querido Papa Francisco, por estes 10 anos. 10 anos que parecem 100 anos, que parecem 1000 anos, porque todos os dias, cada hora e cada momento, são testemunhos vivos de Cristo vivo”, assinala o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
O bispo auxiliar de Lisboa agradece também ao Papa Francisco a missão de organizar a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto na capital portuguesa.
“De acolhermos os jovens do mundo inteiro para um encontro com Cristo vivo, anima-nos todos os dias à esperança. E a esperança é Cristo vivo, e a esperança é aquilo a que nos apontas”, acrescenta.
D. Américo Aguiar salienta que “a juventude do mundo inteiro grita de alegria”, o “hacer lio” [hagan lío – “armem confusão”] que o Papa Francisco pede em diversos encontros com os jovens, “grita de alegria pela eleição”.
O Comité Organizador Local da JMJ 2023 em Lisboa partilhou também mensagens de voluntários internacionais para o Papa argentino no dia dos 10 anos da sua eleição.
“Obrigado, Papa Francisco, por ser uma presença para nós jovens e por nos ensinares a agir no mundo como ‘influencers’ de Deus”, disse Martina Bacchetti, da Itália.
Luis Carlos Cruz, voluntário da Colômbia, agradeceu ao Papa a sua “vida, e presença de Deus” no meio dos jovens, afirmando que a sua vida e testemunho e vocação é “esse desejo ardente de continuar a poder fazer frente a cada uma das adversidades da vida”.
“Muito obrigado, Santo Padre, pelo encorajamento que dá aos jovens. Desejo um belo aniversário dos 10 anos de pontificado. Vemo-nos em Lisboa em agosto”, acrescentou Bernard Frossard, jovem da Suíça, no vídeo publicado online pela JMJ Lisboa 2023
Em 2013, no primeiro ano do pontificado, a primeira viagem apostólica do Papa Francisco foi ao encontro dos jovens na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (Brasil).
Depois, o Papa argentino já participou em mais duas edições internacionais da JMJ, em Cracóvia (Polónia) em 2016, e na Cidade do Panamá, em 2019, onde foi anunciada a Jornada Mundial da Juventude em Portugal.
CB/OC