Religiosos estão mobilizados para participar no programa da visita de Bento XVI a Portugal
Os Franciscanos foram desafiados a desenvolver uma “evangelização popular”. Este repto está em estudo, mas o Pe. Paulo Ferreira, do Gabinete de Imprensa da Ordem Franciscana adianta à Agência ECCLESIA que “em meios e estruturas” deverá assemelhar-se à dinâmica da Nova Evangelização.
De forma singular algumas pessoas ligadas à Ordem Franciscana estão “já empenhadas neste trabalho, mas gostaríamos de o assumir de forma comunitária”.
Terminado o Capítulo Provincial que juntou em Braga 46 capitulares, o novo Conselho Provincial, vai reflectir sobre as propostas lançadas e “concretizá-las”.
Para o novo Conselho Provincial foram eleitos o Pe.Fernando Mota, o Pe.José Pinto, o Pe.Moisés Semedo, o Pe. Paulo Brandão e o Pe. Isidro Lamelas. O Pe. Vítor Melícias continua como Superior Provincial dos Franciscanos até 2013.
Franciscanos mobilizados para estar com Bento XVI
A Ordem Franciscana está mobilizada para participar nos diversos momentos da visita que Bento XVI vai fazer a Portugal, entre os dias 11 a 14 de Maio.
Em todos os momentos litúrgicos “vamos estar presentes”, afirma o Pe. Paulo Ferreira. As 17 fraternidades portugueses, espalhadas a nível nacional, vão congregar-se para nas três cidades – Lisboa, Fátima e Porto – estarem com Bento XVI.
A congregação vai ainda estar presente na Celebração das Vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e agentes de pastoral, na Igreja da Santíssima Trindade, no final da tarde do dia 12.
Dada a vocação social da Ordem Franciscana, alguns religiosos e leigos vão também estar presentes no encontro em Fátima de Bento XVI com os agentes da pastoral social, marcada para a tarde do dia 13.
O Pe. Paulo Ferreira manifesta uma “grande ligação” dos Franciscanos a Bento XVI. “Ultimamente Bento XVI tem valorizado algumas personalidades franciscanas nas suas catequeses”, indica.