Lisboa, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O patriarcado de Lisboa divulgou esta sexta-feira que faleceu o frei Angelo Eliseu Moroni, franciscano conventual, com 75 anos, antigo coadjutor do Vale de Chelas e Santa Beatriz da Silva.
“O religioso italiano, quando chegou ao nosso país, foi vigário paroquial (coadjutor) da Paróquia de São Maximiliano Kolbe do Vale de Chelas de 1982 a 1987, tendo sido adjunto do vigário da vara da então Vigararia Lisboa VII entre 1984 e 1987”, divulga o site do patriarcado.
Na nota refere que o sacerdote nasceu em Bergamo, Itália, a 20 de novembro de 1947, “foi ordenado em Pádua, a 16 de abril de 1977, na Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais”.
Depois de passagens por Coimbra e Viseu, frei Angelo Eliseu Moroni regressou a Lisboa em 2013, tendo sido nomeado vigário paroquial do Vale de Chelas e também de Santa Beatriz da Silva, paróquias onde ficou até julho de 2021.
Na rede social Facebook, estas duas paróquias do Patriarcado recordaram o seu antigo coadjutor, que estava atualmente em Itália.
“Acabámos de receber uma triste notícia da Itália: o nosso querido frei Eliseu acabou de falecer. Nestes últimos dias a sua situação de saúde tinha piorado, mas sem pensarmos nesta conclusão rápida. O frei Eliseu deu toda a sua vida franciscana e sacerdotal para a missão em Portugal: principalmente Coimbra e Lisboa (e a revista do Mensageiro de S. António) devem-lhe a paixão do pioneiro. Vamos rezar a fim de que, o Pai Celeste o acolha no seu Reino, descansando e gozando dos frutos do seu anúncio evangélico”, refere a publicação.
Segundo informação dada pela congregação dos Franciscanos, o “funeral será celebrado na Pontifícia Basílica de Santo António em Pádua, na próxima terça-feira, dia 02 de maio, às 11h. No funeral estará uma representação da delegação portuguesa”.
SN