Franciscanos em Portugal

Da autoria de Vítor Gomes Teixeira, a obra «O Movimento da Observância Franciscana em Portugal (1392-1517)» relata a história, património e cultura de uma experiência de reforma religiosa.

Com a chancela do Centro de Estudos Franciscanos, este estudo do professor universitário apresenta o movimento da Observância franciscana, entre os séculos XIV e XVI, com uma grande consistência documental.

De tudo temos notícia, das figuras às ideias, do património à cultura, da acção à presença no território, dos poderes ao respectivo exercício.

A Observância chega a Portugal – mais precisamente ao norte do país – em 1392, com a fundação de cinco ermitérios. No século seguinte funda mais de uma dezena de conventos no país, com especial relevo para o do Varatojo (Torres Vedras), inaugurado em 1474 com o patrocínio do rei D. Afonso V.

Em 1517, o papa Leão X dividiu a Ordem entre Frades Menores da Regular Observância e Frades Menores Conventuais.

É neste âmbito temporal e religioso que Vítor Teixeira nos situa. Com grande vantagem de evidenciar a movimentação interna duma tradição espiritual específica a franciscana – que tão determinante foi no devir do país.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top