Lisboa, 03 Jan (Ecclesia) — As autoridades francesas estão a investigar uma ameaça feita contra uma igreja copta ortodoxa na região de Chatenay-Malabry, periferia de Paris.
De acordo com a agência AFP, esta medida surge na sequência de uma denúncia feita hoje pelo padre Girguis Lucas, que relatou à polícia ter recebido ameaças terroristas contra a igreja de Sainte-Marie Saint-Marc.
Trata-se de um dos locais de culto da comunidade de cristãos ortodoxos egípcios, que se radicaram em França.
No seu depoimento, o sacerdote informou ainda que as ameaças, postadas na internet por mudjahedines islâmicos, anunciam vários atentados em França e também na Europa.
Dois dias depois do ataque a uma igreja cristã ortodoxa em Alexandria, no Egipto, que provocou 21 mortos, este novo episódio indica que a onda de violência e intolerância religiosa está longe de acabar.
Em França, esta comunidade de cristãos do Oriente atinge as 250 mil pessoas, 5 mil das quais na paróquia de Chatenay-Malabry. Neste momento, as preocupações estão voltadas para dia 7 de Janeiro, altura em que aqueles fiéis vão celebrar o Natal.
Apesar das ameaças, o patriarca copta ortodoxo Shenouda III já garantiu a sua intenção em celebrar a missa de Natal na data prevista.
AFP/JCP