Bispos defendem «responsabilidade de todos» na prevenção e apoio às vítimas

Lurdes, França, 05 abr 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Francesa (CEF) promoveu na última semana uma série de encontros com vítimas de abusos sexuais, apelando ao compromisso das comunidades católicas na prevenção e apoio às vítimas.
“É essencial que, juntamente com todos vós, avancemos para uma cultura de vigilância e de cuidado, de respeito por todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis e as crianças. A prevenção e o apoio às vítimas são da responsabilidade de todos nós”, refere uma nota da CEF, enviada a todas as dioceses francesas.
A mensagem ‘Com decisão, continuemos a servir a verdade’, sobre a luta contra a violência sexual na Igreja, visa “encorajar a conversão dos corações e das mentes de todos os fiéis católicos”.
A 31 de março e 1 de abril, os bispos de França fizeram o balanço da luta contra a violência sexual na Igreja Católica, convidando 300 pessoas, “vítimas, sozinhas ou em grupo, convidados das dioceses, leigos, padres e diáconos, religiosos e religiosas, especialistas e dirigentes associativos” para uma reunião em Lurdes.
Os encontros “decorreram num clima de trabalho comum, de escuta mútua, de benevolência e de grande exigência”.
“Os nossos sinceros agradecimentos às vítimas e aos seus grupos. Estamos gratos pelo companheirismo que aceitaram partilhar connosco. As suas palavras, mais uma vez, ajudam a nossa Igreja a dizer a verdade para combater o mal que alberga, para que possamos ser mais fiéis a Cristo e à nossa missão”, refere a CEF.
Estamos ao seu lado, com decisão, para garantir que o trabalho necessário de verdade e justiça seja realizado sem demora”.
A CEF, juntamente com responsáveis dos institutos religiosos e instituições de ensino, encoraja as pessoas que sofreram violência física ou sexual nas escolas a “denunciá-la aos tribunais e a contactar a ‘France Victimes’ ou as linhas de apoio” nas dioceses.
OC