França: Bispos lamentam inclusão de direito ao aborto na Constituição

Conferência Episcopal diz que debate deixou de fora questão do «apoio às mulheres que desejam manter o seu filho»

Paris, 01 mar 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Francesa (CEF) lamentou a decisão do Senado, que votou a favor da emenda que “garante a liberdade de acesso ao aborto”, na Constituição, abrindo caminho para a decisão do Congresso, esta segunda-feira.

“Tendo em mente as pessoas que estão a pensar em abortar, em particular as mulheres em dificuldades, a CEF reitera que o aborto, que continua a ser um atentado à vida na sua origem, não pode ser visto apenas do ponto de vista dos direitos das mulheres”, indica uma nota do episcopado, divulgado esta quinta-feira.

A CEF considera que o debate público deixou de fora “a questão do apoio às mulheres que desejam manter o seu filho”.

“Numa altura em que as muitas formas de violência contra as mulheres e as crianças estão a vir à luz do dia, a Constituição do nosso país teria sido honrada ao incluir a proteção das mulheres e das crianças no seu cerne”, sustentam os bispos católicos.

O organismo episcopal diz que vai estar atento ao respeito “pela liberdade de escolha dos pais que decidem, mesmo em situações difíceis, manter o seu filho”, e pela “liberdade de consciência dos médicos e de todo o pessoal médico, cuja coragem e empenhamento saúda”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top