Iniciativa inclui concurso «Arquitectura em Lugares Sagrados» A cidade de Vila Nova de Famalicão irá acolher nos dias 5 e 6 de Junho, de 2009, o Fórum de Arquitectura Religiosa, promovido pela Turel – Turismo Cultural e Religioso, em parceria com a Câmara Municipal de V.N. de Famalicão. Trata-se de um Fórum, organizado pela segunda vez por esta entidade de desenvolvimento e promoção do turismo cultural e religioso, que tem convidados arquitectos de renome internacional para uma reflexão e debate sobre a construção, conservação e restauro do património religioso.
Reflectir sobre a arquitectura religiosa; analisar as novas tendências e técnicas de construção, conservação e restauro do património arquitectónico de origem religiosa; debater estratégias para a construção de edifícios religiosos; analisar casos práticos de construção, conservação e restauro de edifícios religiosos; especificidades dos edifícios religiosos; e apresentar experiências de Portugal e do Mundo, são os objectivos traçados pela organização.
A arquitectura religiosa assenta essencialmente nos edifícios destinados ao culto, igrejas, santuários, capelas, entre outros. Por outro lado os locais de culto e oração, as igrejas românicas, particularmente em Portugal e Espanha, são também frequentemente os locais de reunião cívica das paróquias e pólos de festejo litúrgicos e profanos.
O turismo será certamente uma das indústrias mais importantes do terceiro milénio. Em geral, a existência de um monumento ou conjunto monumental emblemático representa a atracção principal de um local e, simultaneamente, um gerador directo e indirecto de recursos financeiros. Ora, os edifícios de origem religiosa são os que se destacam dos restantes.
Em Portugal cerca de 75 por cento do património existente é de origem religiosa. A construção de novos edifícios religiosos tem representado um grande desafio para arquitectos e empresas de construção, situando-se actualmente numa actividade significativa e com um forte impacto mediático associado. Neste contexto, o programa do fórum contará com a presença de arquitectos de renome internacional.
Em simultâneo, com a organização do Fórum, a Turel promove o Concurso “Arquitectura em Lugares Sagrados”, direccionado para alunos das Escolas de Arquitectura, de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, com licenciatura Reconhecida e/ou Acreditada junto da Ordem dos Arquitectos.
As inscrições encerraram no passado mês de Dezembro de 2008 e foram admitidas 73 candidaturas de mais de uma dezena de universidades portuguesas.
As candidaturas têm de assumir a forma de Estudo-Prévio de Arquitectura para um edifício ou espaço envolvente de um edifício religioso concreto ou imaginário; Respeitar todas as condicionantes legais e regulamentares aplicáveis ao tipo de edificação; a escolha do local, sobre o qual recai o projecto de intervenção, é livre.
Depois de analisadas as candidaturas classificaram-se para a face final 23 projecto, que estão a ser analisadas por um júri que decidirá quais os projectos vencedores. Os prémios, serão entregues aos vencedores durante o Fórum de Arquitectura Religiosa onde decorrerá, em simultâneo, uma exposição dos projectos vencedores
As inscrições poderão ser feitas através do site http://www.turismoreligioso.org/
Varico Pereira