«Formar cristãos interventivos na sociedade»

Presidente do Instituto Diocesano da Formação Cristã, ligado ao Patriarcado de Lisboa, fala sobre o trabalho desenvolvido pelo organismo, criado há um ano

Formar cristãos para a missão, homens e mulheres capazes de intervir na sociedade, habilitados a levarem a voz da Igreja e a Palavra de Deus para os diversos meios em que estão inseridos.

Este é o objectivo que tem guiado o trabalho do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), a funcionar no Patriarcado de Lisboa.

O organismo, criado há um ano atrás, juntou diversas instâncias formativas que já funcionavam na cúria diocesana, como a Escola de Leigos.

Para o cónego António Janela, “ o Instituto não procura substituir as paróquias na formação cristã básica, visando sobretudo a formação de formadores”.

Por isso, o presidente do IDFC realça que o tipo de formação disponível procura ser integral, não apenas um sinónimo de doutrinação.

“Queremos formar cristãos para uma intervenção na vida social, ao nível em que eles se situam. Ai de nós se não tivermos também em conta a dimensão espiritual, que vai permeando tudo” sublinha, em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1.

Um dos apoios fundamentais que o instituto procura prestar, a todas as pessoas que o procuram, é ajudar cada um a definir o tipo de formação mais adequada.

Formação à distância, música sacra ou a já citada escola de leigos, são apenas algumas das ofertas, consideradas como imprescindíveis ao desenvolvimento da consciência cristã.

Depois, “o IDFC tem ainda iniciativas próprias, como o curso de leitura crente da actualidade, por módulos, através das quais o vamos ganhando as nossas redes”, revela o cónego António Janela.

Redes que contribuem para a descentralização da formação cristã, levando-a às paróquias e para fora da diocese.

Exemplo disso mesmo é a escola de oração, que segundo o presidente do IDFC, funciona não só na sede do Instituto, mas também na linha de Cascais e na região Oeste.

Esta é uma temática em destaque esta semana no Programa da Igreja Católica na Antena 1, pelas 22h45, de Segunda a Sexta-feira, e sempre disponível em podcast

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top