Formação: Tema «Família em missão» reuniu professores ligados ao carisma dos Espiritanos

Programa para 2016 inclui experiência de missão ad gentes

Viseu, 11 ago 2015 (Ecclesia) – O Movimento Missionário de Professores  (MOMIP) reuniu em Viseu educadores de todo o país sob o carisma dos missionários do Espírito Santo (Espiritanos) para realizar um encontro nacional centrado no tema “Família em missão”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o assistente nacional do movimento revela que no decurso da Assembleia Geral os educadores foram informados que se vai realizar uma experiência de missão ad gentes com membros do MOMIP, no verão de 2016.

Depois da avaliação ao ano transato, os participantes elaboraram o plano de ação para o próximo ano, tendo presente as “linhas fortes desta direção”: “Renascer; crescer e atuar.”

“Continuará a ser feita uma aposta na criação de materiais lúdico/didáticos, de caráter missionário, que permitirão dinamizar mais facilmente as visitas às escolas e o contacto das crianças e jovens com a missão”, informa o padre Nuno Miguel Rodrigues.

A parte formativa do 54.º encontro nacional do MOMIP teve como oradores a presidente da Federação Portuguesa pela Vida, Isilda Pegado, que apresentou o tema ‘Família Cristã’ e o economista e professor universitário João César das Neves, que abordou a “Família e Educação”.

“Ambos falaram daquilo que é efetivamente a família e da sua importância crucial na vida, na formação/educação de cada pessoa e no desenvolvimento do mundo. De um modo muito realista mostraram também tudo aquilo que é marca dos nossos tempos, a ‘ditadura da Ideologia do Género’, que procura destruir a família”, acrescenta o assistente nacional do MOMIP.

Os educadores que vivem o carisma dos missionários dos Espiritanos, “no dia de inserção na comunidade local”, tiveram também oportunidade de contactar com instituições que acolhem crianças e jovens em risco, o Lar de Santo António e Jardim de Infância de São Sebastião/CAT, e dois lares de idosos, o do Centro Pastoral e o de S. Caetano.

O 54.º encontro nacional do MOMIP, entre 01 a 08 de agosto, começou com um dia de espiritualidade sobre a família, na preparação para o Sínodo dos Bispos, e sobre o que é “ser discípulo missionário”.

Uma atividade orientada pelo assistente do movimento, o padre Nuno Rodrigues, e pelo padre Tiago Barbosa, no Convento das Irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva.

Segundo o programa desta semana, os participantes tiveram ainda uma tarde de ação de graças intitulada ‘Família em ação de graças pelo dom da vida consagrada’ a partir da partilha de duas famílias e do testemunho de quatro jovens consagrados.

“Mostraram-nos a importância da família e até da escola como viveiro(s) de vocações consagradas”, acrescenta o comunicado.

O encontro deste ano decorreu no centro pastoral de Viseu e outro dos seus objetivos é proporcionar um “maior conhecimento” da região que os acolhe.

Nesse contexto, os participantes conheceram, por exemplo, o Museu Nacional Grão Vasco, as Termas de São Pedro do Sul, a Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

Movimento Missionário de Professores é uma associação privada e laical, sem fins lucrativos, de índole cristã e missionária, que inclui os docentes de todos os níveis de educação e ensino.

O MOMIP nasceu em 1962 a partir dos Encontros Nacionais de Professores e Alunos Mestres, integrados na Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em 1992 foi constituída uma Comissão Instaladora tornando-se Movimento seis anos depois.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR