Fernando Santos e padre Antonio Spadaro entre os oradores na formação em Portimão
Faro, 07 jan 2017 (Ecclesia) – ‘Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos areópagos’ é o tema da formação de atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, entre 16 e 19 de janeiro, em Portimão.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a formação promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora para o clero do sul tem como convidados o selecionador Nacional de Futebol de Portugal Fernando Santos, o diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’ padre jesuíta italiano Antonio Spadaro.
Segundo o programa, o sacerdote da Companhia de Jesus vai apresentar duas conferências: ‘As periferias geográficas e a misericórdia, no primeiro dia de encontro, a 16 de janeiro, e no dia seguinte fala sobre os ‘Desafios pastorais da cultura digital’.
Entre os formadores convidados destaca-se também o nome do antigo governante Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, e do musicólogo Rui Vieira Nery.
O jornal da Diocese do Algarve assinala ainda que a formação do clero do sul vai contar com a duas intervenções de Martín Carbajo, da Pontifícia Universidade Antonianum (Roma), no dia 17 de janeiro, sobre: ‘Redes Sociais e Comunicação Social, Cuidados a ter e apostas a fazer’ e ‘Notas para um projeto nacional ou regional dos mass media ao serviço da evangelização’.
A 18 de janeiro vão ser realizadas duas mesas redondas, a primeira sobre ‘Áreas prioritárias na Ação Pastoral da Igreja’ que começa com a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, Guilherme d’Oliveira Martins e Rui Vieira Nery.
A segunda mesa redonda vai reunir o coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques, sobre interculturalidade, o reitor do Santuário de Vila Viçosa, o padre Francisco Couto, que vai falar de religiosidade popular e de Fernando Santos.
‘Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos areópagos’ é o tema da atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, entre 16 e 19 deste mês, que se reúnem numa unidade hoteleira de Portimão.
Segundo o jornal ‘Folha do Domingo’, no último dia realiza-se um painel sobre “boas práticas” existentes nas dioceses do sul para “partilha e aprendizagem mútuas”.
CB