Forças Armadas e de Segurança: «Paz desarmada e desarmante» ecoa «no coração dos que estão ao serviço da Nação» – D. Sérgio Dinis

Bispo do Ordinariato Castrense saúda eleição do Papa Leão XIV

Foto: Agência ECCLESIA/LJ

Lisboa, 10 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança saudou a eleição de Leão XIV e sublinhou as primeiras palavras que o Papa dirigiu a todos, sublinhando a paz “desarmante e desarmada”.

“No seu primeiro encontro com os fiéis, da varanda da Basílica de São Pedro, o Santo Padre dirigiu ao mundo uma mensagem de paz: «paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante», apelando à reconciliação entre os povos, ao diálogo entre culturas e à construção de um mundo mais fraterno. As suas palavras ecoam com particular força no coração daqueles que, ao serviço da Nação, se dedicam diariamente à defesa da vida, da dignidade humana e da ordem justa”, pode ler-se numa nota publicada por D. Sérgio Dinis nas redes sociais do Ordinariato Castrense.

“Com sentido de comunhão e fidelidade, uno-me a todos os fiéis — e de modo especial aos membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança — para dar graças a Deus por este novo Sucessor de Pedro, chamado a confirmar os irmãos na fé e a conduzir a barca da Igreja neste tempo”, acrescenta.

O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, esta quinta-feira, após dois dias de Conclave, e assumiu o nome de Leão XIV; o primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).

A Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança exprime “profunda alegria e renovada esperança a eleição do Papa Leão XIV”, momento que, indica, ser “de graça que enche de júbilo o coração da Igreja.”.

D. Sérgio Dinis assegura “oração fiel e constante” da diocese das Forças Armadas e de Segurança, “com generosidade, entrega e coragem”.

“Unidos ao Papa Leão XIV, queremos ser também instrumentos de paz, construtores de pontes e servidores do bem comum, iluminados pela luz do Evangelho. Que o Senhor abençoe abundantemente o novo Papa nesta grande missão, e que o seu ministério seja fonte de renovação espiritual, de unidade e de esperança para toda a humanidade”, finaliza.

A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa Leão XIV vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

LS

Partilhar:
Scroll to Top