Evento tem lugar na quinta-feira em Alenquer
Alenquer, Lisboa, 29 abr 2014 (Ecclesia) – O movimento dos Focolares promove esta quinta-feira a iniciativa ‘Agarra o Mundo – A fraternidade ao teu alcance’ a cargo dos Jovens para o Mundo Unido na cidadela arco-íris em Alenquer.
“Ser construtores da fraternidade, e mostrar projetos e iniciativas em curso que promovem a fraternidade, é o objetivo da jornada do próximo dia 1 de maio na Cidadela Arco-íris em Abrigada”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Esta iniciativa que vai decorrer entre as 10h30 e as 17h30 realiza-se de dois em dois anos, desde 2002 e tem contado “com a participação de cerca de mil jovens portugueses, e de outras nacionalidades”.
À semelhança dos anos anteriores, esta atividade insere-se na Semana Mundo Unido, que este ano decorre de 1 a 11 de maio, “uma semana intensa de atividades no mundo inteiro, que pretende incidir sobre a opinião pública para mostrar que um mundo mais fraterno já está a ser construído”, refere o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Através de músicas, coreografias, multimédia, testemunhos, fóruns e workshops, os jovens pretendem “apresentar um estilo de vida diferente”.
Ao longo do dia vai estar aberta ao público uma exposição permanente, a Expo da fraternidade, “com trinta stands dinâmicos e criativos de associações civis e grupos espalhados pelas várias localidades de norte a sul do país, que vão reproduzir, na medida do possível, ao vivo aquilo que fazem, os fragmentos de fraternidade”, de forma a gerar “interação”.
Na parte da tarde vão decorrer vários fóruns com diferentes temáticas, entre elas, “Cidadania e Fraternidade”, onde vai ser abordado o tema da fraternidade como contributo para uma cidadania ativa e uma política mais participativa, com a intervenção do deputado Bruno Coimbra, e Hugo Oliveira, vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, para além de outros políticos do poder local.
“O contributo da fraternidade nas problemáticas económicas da nossa vida
pessoal!” é outros dos fóruns que vai contar com a participação do professor Luigino Bruni, presidente do projeto Economia de Comunhão.
“É possível um amor para sempre? Temáticas familiares” vai ser abordado pelo casal Panão, responsáveis do Movimento Famílias Novas e “Novos media e redes sociais” vai ser apresentado com interatividade pelo engenheiro informático João Maia.
“Europa? E eu com isso? Das raízes da Europa, às eleições deste ano. Qual o meu
papel neste presente que definirá o futuro?” vai contar com intervenções de uma politóloga e de cidadãos empenhados e por último o fórum “Ciência e fé. Um diálogo (im)possível? E a fraternidade que tem a ver com tudo isto?” vai contar com a intervenção do professor João Paiva.
Os Jovens para o Mundo Unido existem em todo o mundo e são uma expressão juvenil do Movimento dos Focolares, de diferentes culturas, têm maneiras de agir e pensar próprias dos meios onde vivem, falam diversas línguas, mas têm uma só alma e um único sonho: unir o mundo.
MD