«Ambiente, participação, responsabilidade» foi o tema da Escola de Verão Internacional, que decorreu na Cidadela Arco-Íris, em Lisboa.
Lisboa, 30 jul 2014 (Ecclesia) – O jurista Pedro Vaz Patto, do Movimento dos Focolares, afirmou hoje que o direito deve ser um “instrumento” de comunhão e tem de criar “fraternidade entre as pessoas”.
“O direito está normalmente ligado ao conflito e o nosso objetivo é que seja um instrumento para criar comunhão e a fraternidade entre as pessoas”, disse Pedro Vaz Patto à Agência ECCLESIA na conclusão da Escola de Verão Internacional promovida pelo grupo “Comunhão e Direito”, do Movimento dos Focolares.
“Ambiente, participação, responsabilidade” foi o tema da Escola de Verão Internacional que o Movimento dos Focolares promoveu na Cidadela Arco-Íris, na Abrigada (Diocese de Lisboa), destinada a estudantes e jovens juristas.
A “Summer School” reuniu 30 participantes de três países europeus – Itália, Espanha e Portugal – e três africanos – Angola, Congo e Quénia.
Para Pedro Vaz Patto, o tema em debate na Escola de Verão é “comum” a vários países da Europa e da África.
O jurista referiu que o grupo “Comunhão e Direito” pretende com a Escola de Verão “fazer a ligação” entre duas realidades: “a comunhão, relacionada com a espiritualidade e a unidade, e do direito”.
“Para além do próprio interesse científico das matérias, a novidade foi o relacionamento que se criou entre todos, porque esta comunhão que se pretende construir parte de relacionamentos pessoais. Era o que se pretendia e penso que se conseguiu”, observou Pedro Vaz Patto que apresentou o tema “Direito penal e ambiente”.
Durante os quatro dias da “Summer School” de Comunhão e Direito os participantes assistiram a oito conferências, fizeram apresentações, tiveram trabalhos de grupo e realizaram uma visita de estudo à Escola Superior de Magistratura e à cidade de Lisboa.
Na Escola de Verão Internacional, que terminou esta terça-feira, os participantes prepararam também o congresso internacional que vai decorrer em novembro de 2015, em Roma, Itália, sobre a temática “Ambiente, participação, responsabilidade”
CB/PR