Flávio Soares e o lugar das pessoas com deficiência na sua vida – Emissão 10-07-2025

Tinha pouco mais de um mês quando em casa de Flávio Soares entrou o Joaquim, um primo, já numa cadeira de rodas, decorrente da artrite reumatoide infantil, com baixa visão, e uma inteligência capaz de explicar, mais tarde, a tabuada, as contas e discutir política. Foi o irmão mais velho de Flávio Soares, até que faleceu com 50 anos.

Hoje programador informático, e diretor da associação Effectus, Flávio recorda ainda o André, jovem que conheceu com oito ou nove anos, com distrofia muscular de Duchenne, seu amigo até que aos 15 anos acaba por falecer.

As palavras ajuda, dignidade, reconhecimento, marcaram o percurso de vida de Flávio Soares que – mais tarde entendeu ser o seu e não dos amigos da escola que não cresciam com pessoas com deficiência.

Participar nas férias para pais e pessoas com deficiência, promovidas pelos Silenciosos Operários da Cruz e o Santuário de Fátima, foi a forma de continuar a sentir-se em casa e otimizar tudo o que já fazia e queria fazer para dar dignidade a pessoas tantas vezes isoladas e aos seus cuidadores.

Há dois anos nasceu a associação Effectus, apostada em criar relações e conhecer a realidade de cada pessoa que a procura, sendo um auxilio na promoção de vida, inserção e respeito pela dignidade de cuidadores e pessoas cuidadas.

Partilhar:
Scroll to Top