Finanças: Vaticano prevê melhorias nas suas contas

Cidade do Vaticano, 17 Fev (Ecclesia) – O Vaticano prevê uma melhoria nas suas contas, em 2011, apesar da difícil situação actual, refere um comunicado da Santa Sé, hoje divulgado.

O orçamento provisório, indica a nota oficial, “apesar de apresentar claros sinais de retoma, ressente-se ainda das incertezas do sistema económico global, mas também dos custos de gestão acrescidos”.

O orçamento para 2001 foi elaborado nos dias 15 e 16 de Fevereiro, durante reuniões do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Económicos (CCEPOE) da Santa Sé.

Reunidos sob a presidência do número dois do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, os cardeais insistiram na importância das “ofertas dos fiéis” para o equilíbrio económico da Santa Sé.

Entre os custos suportados pela Santa Sé, o mais pesado é o pagamento dos seus mais de 2500 funcionários, a que se somam despesas referentes à Rádio Vaticano e aos outros meios de comunicação social.

O orçamento da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano foram apresentado pelo presidente da Prefeitura para os Assuntos Económicos, cardeal Velasio de Paolis.

A cargo do Governatorato – responsável pela gestão territorial e fornecimento da estrutura necessária de apoio ao Vaticano -, além dos custos ligados às actividades institucionais do Estado, estão a manutenção dos imóveis e instalações do pequeno Estado.

OC

Partilhar:
Scroll to Top