Cidade do Vaticano, 30 jun 2014 (Ecclesia) – A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticanoassinou um acordo de troca de informações com o ‘Office of the Comptroller of the Currency’ (OCC), dos Estados Unidos da América.
Este é o primeiro acordo bilateral da AIF no seu papel de supervisão e regulamentação financeira.
“É um novo passo no esforço da Santa Sé para aperfeiçoar um sistema de regulamentação financeira e um elemento integrante do compromisso com a transparência e a cooperação internacional”, declarou René Bruelhart, Diretor da AIF, à Rádio Vaticano.
“A Santa Sé faz parte da família global das jurisdições bem regulamentadas e a assinatura deste acordo demonstra isso claramente”, acrescentou.
O acordo com o organismo norte-americano é consequência da aprovação da nova lei relativa às atividades financeiras da Santa Sé – a Lei XVIII de outubro de 2013 – e da entrada em vigor dos novos Estatutos da AIF, em novembro de 2013.
A OCC é uma autoridade independente no âmbito do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América e tem a tarefa de registar, regulamentar e supervisionar todos os bancos nacionais e os bancos e agências federais dos bancos estrangeiros.
OC