Finanças: Vaticano anuncia sentença de prisão inédita para administrador de construtora italiana

Cidade do Vaticano, 27 dez 2018 (Ecclesia) – A Santa Sé anunciou hoje uma sentença de prisão de dois anos e meio para um administrador da construtora italiana “Edil Ars”, considerado culpado de lavagem de dinheiro através do Instituto para as Obras de Religião (IOR, conhecido popularmente como Banco do Vaticano).

Angelo Proietti, em prisão domiciliária desde 2016, era titular de uma conta no IOR, tendo-lhe sido confiscados mais de um milhão de euros, num processo iniciado pelas autoridades financeiras da Santa Sé em 2014.

O comunicado oficial sublinha que “esta é a primeira vez que é aplicado, na jurisdição do Vaticano, o crime previsto” no artigo 421-bis do Código Pena, relativo à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

A lei foi desenvolvida como parte de um processo de reforma financeira encabeçado pela Autoridade de Informação Financeira, criada por Bento XVI e atualmente dirigida pelo especialista René Brülhart, antigo diretor da Unidade de Informação Financeira do Liechtenstein e vice-presidente do Grupo Egmont, rede internacional do setor.

O Vaticano considera que esta sentença é de “importância fundamental” do ponto de vista do sistema de prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo que tem sido “levado a cabo pelo Estado nos últimos anos”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top