Organismo especializado do Conselho da Europa para a luta contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo apresentou documento em assembleia plenária
Cidade do Vaticano, 05 jul 2012 (Ecclesia) – A Santa Sé vai analisar o primeiro relatório sobre as suas finanças preparado pela Moneyval, organismo especializado do Conselho da Europa para a luta contra a lavagem de dinheiro nos Estados-membros.
O documento foi apresentado na assembleia geral da instituição, que decorre em Estrasburgo, França, até sexta-feira.
A Santa Sé participa no encontro com uma delegação presidida por monsenhor Ettore Balestrero, subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados.
O relatório da Moneyval relativo à Santa Sé e ao Estado da Cidade do Vaticano foi adotado esta quarta-feira, anunciou hoje o portal de notícias news.va.
A versão corrigida do relatório vai ser agora enviada à Santa Sé “para que, no prazo de um mês, verifique a sua precisão e acrescente, eventualmente, novos comentários”.
O documento vai ser posteriormente publicado na página do Moneyval na internet.
Em dezembro de 2010, Bento XVI criou uma Autoridade para a Informação Financeira, para garantir maior transparência nas finanças da Santa Sé (órgão de governo da Igreja Católica) e combater o crime económico.
As medidas previstas estão a ser avaliadas pela primeira vez.
O Vaticano aderiu em janeiro deste ano à convenção da ONU contra o crime organizado transnacional e à convenção internacional para a repressão do financiamento do terrorismo, além de ter ratificado a Convenção das Nações Unidas contra o tráfico de drogas.
Os responsáveis do Moneyval vão determinar se o Vaticano está em condições de ser readmitido na chamada “lista branca” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Grupo de Ação Financeira (GAFI).
OC