Cidade do Vaticano, 08 dez 2017 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o Moneyval, organismo especializado do Conselho da Europa para medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, aprovou esta terça-feira o terceiro relatório sobre as finanças da Santa Sé
O Comité de Peritos para a avaliação das medidas contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do Terrorismo observou, em particular, a “criação de uma Unidade especializada em investigações de crimes económicos e financeiros no Corpo da Gendarmaria e a nomeação de um promotor de Justiça adjunto especializado”.
O organismo também reconheceu que a Autoridade de Informação Financeira (AIF) “desempenha eficientemente suas funções” como Unidade de Informação Financeira e de Vigilância e regulamentação.
Além do mais foram evidenciados o “estabelecimento de um sistema de sinalização operacional e sustentável, bem como o significativo grau de cooperação internacional”.
O Moneyval entende, no entanto, que “ainda existem áreas para posteriores melhorias, particularmente na área de ‘law enforcement’ (aplicação da lei) e judiciária”.
A Santa Sé assume a intenção de adotar “as ações necessárias nas áreas relevantes, a fim de fortalecer os seus esforços para combater e prevenir crimes financeiros”.
OC