Finanças domésticas online

http://www.moneybasics.pt/
A proposta que esta semana apresentamos é um tanto ou quanto inusitada, na medida em que as temáticas que aborda, não costumam ser alvo de abordagem neste espaço. No entanto, tendo em conta os últimos desenvolvimentos acerca das mais do que faladas, medidas de austeridade que assolam o nosso cantinho à beira-mar plantadado, achamos por bem, sugerir uma visita ao sítio da MoneyBasics. Esta projeto “MoneyBasics.pt é uma iniciativa sem fins comerciais suportada pela GE Money, cujo objetivo é disponibilizar alguns conselhos básicos e informação sobre orçamentação e de como orientar o dinheiro que tem à sua disposição”. Este espaço virtual tem à “disposição uma grande variedade de informações e conselhos práticos sobre dinheiro e finanças domésticas”.

Ao entrarmos neste sítio encontramos logo um conjunto de opções que nos orientam da melhor forma para o espaço que pretendemos, consoante o nosso objetivo. Na opção “situações do dia a dia”, dispomos de um conjunto de informações sobre as mais variadas situações que ocorrem diariamente a cada um de nós. Seja se “pretender comprar um carro, formar família ou gozar férias, vale a pena refletir, antecipadamente, sobre as respetivas implicações ao nível financeiro”. Mesmo assim, se alguma coisa correu menos bem porque “a vida nem sempre corre conforme o planeado”, pode sempre consultar o espaço “quando as coisas se tornam difíceis”.
Outra área com bastante interesse encontra-se em “orçamento familiar e banca”. Aí pode aprender mais sobre o que é um orçamento doméstico, porque “um orçamento doméstico representa o primeiro passo a dar para manter as suas finanças sob controlo”. Pode ainda ser aconselhado com algumas dicas de poupança e existe também uma ferramenta muito útil que nos ajuda a calcular o nosso orçamento doméstico. Por último, no item “crédito ao consumo”, pode obter tudo aquilo que necessita sobre as diferentes formas de financiamento existentes, bem como, saber os prós e os contras de cada uma delas.

Aqui fica a sugestão, porque “qualquer pessoa que procure gerir cuidadosamente os seus rendimentos, pode evitar muitos problemas”.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top