Lisboa, 12 jul 2011 (Ecclesia) – A primeira edição do Prémio António Quadros, concedida pela Fundação homónima, foi atribuída ao livro ‘Natureza, Razão e Mistério, Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno)’, do teólogo Afonso Rocha.
O estudo sobre o pensador que viveu entre 1857 e 1915 ocupa-se “de um conjunto de questões centrais na filosofia portuguesa contemporânea, como a ideia de Deus, a conceção da religião, o problema ou mistério do mal, o conceito de razão ou o sebastianismo e o messianismo português”, explica o site da Fundação António Quadros.
O prémio que distingue a obra editada em 2009 pela Imprensa Nacional Casa da Moeda vai ser entregue esta quinta-feira, às 17h00, no Palácio da Independência, por Mafalda Ferro, que dirige a Fundação, e António Braz Teixeira, presidente do júri.
Afonso Moreira da Rocha nasceu no ano de 1941, em Penafiel, sendo licenciado em Teologia, mestre em Antropologia Teológica e doutor em Filosofia, graus que obteve em faculdades da Universidade Católica Portuguesa, onde é docente e investigador.
O prémio foi criado com o objetivo de evocar a obra de António Quadros (1923-1993) e “distinguir, encorajar e divulgar o pensamento português nas suas múltiplas expressões e géneros, tarefa a que o pensador dedicou grande parte da sua atividade intelectual”, refere o site da Fundação criada em 2009.
RM