João Paulo II assistirá nos próximos dias à superprodução italiana “Karol”, um filme para a televisão inspirada na vida do Papa. A revista de espectáculos “TV Sorrisi e Canzoni” revelou esta semana que o Papa acedeu em assistir ao filme no seu quarto da Clínica Gemelli, feito pelos directores da produtora “Taodue”.
O filme será emitido publicamente pelo no Canal 5, do grupo Mediaset de Berlusconi, Em dois episódios de 100 minutos. Ainda não foi prevista a distribuição nem a sua tradução em português. “Karol, a história de um homem que se tornou Papa”, é uma produção conjunta de Itália e Polónia. O argumento é uma adaptação do relato histórico realizado pelo escritor italiano Gian Franco Svidercoschi.
A primeira parte decorre na II Guerra Mundial, enquanto que o cenário da outra será a Polónia do pós-guerra. A personagem principal será desempenhada por Piotr Adamczyk, um actor polaco de 32 anos, sob a direcção do realizador italiano Giacomo Battiato. A maior parte do filme foi filmada na Polónia, mas também haverá cenas no Vaticano. Em Novembro de 2004, João Paulo II manifestou-se grato e surpreendido pela rodagem deste filme.
