Filipinas: Pastoral dos Migrantes e Itinerantes cria fundo de ajuda internacional

Organismo da Santa Sé enviou donativo inicial de 10 mil euros

Cidade do Vaticano, 15 nov 2013 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes apela à solidariedade e instituiu esta quarta-feira um fundo especial de apoio à população das Filipinas vítimas do tufão com uma doação de 10 mil euros.

“O fundo vai financiar projetos de reconstrução a longo prazo em benefício das áreas marítimos afetadas, quando após as primeiras semanas de emergência, a vida voltar ao “normal”, assinala o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.

“Uma vez mais contemplamos a potência devastadora da natureza que em menos de um mês atingiu a mesma zona das Filipinas”, contextualiza o Conselho Pontifício que vai atuar em colaboração com o Apostolado do Mar das Filipinas.

As doações podem ser feitas em euros ou dólares, conforme documento em anexo, e a instituição solícita que seja informada aquando as transferências para o correio eletrónico aosinternational@migrants.va.

No comunicado o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes revela que vários Centros de Apostolado do Mar, “em todo o mundo”, disponibilizaram cartões telefónicos e acesso gratuito à internet para que marinheiros filipinos “possam comunicar com as suas famílias”.

“Muitos dos nossos capelães celebraram missas em sufrágio dos defuntos e têm ajudado os marinheiros a dar sentido a tanta devastação e sofrimento”, assinalam.

A ONU estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido nas Filipinas na sequência da passagem do Haiyan, acrescentando que 660 mil pessoas foram obrigadas a sair das suas casas por causa das condições meteorológicas.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top