Após os ataques da véspera da noite do ano novo, uma nova explosão aconteceu na Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo, na ilha de Mindanao, Filipinas, informou a agência AsiaNews. Desde Outubro, este é o terceiro ataque perto da Catedral.
Uma bomba explodiu por volta de madrugada, enquanto o Padre Jose Ante, missionário dos Oblatos de Maria Imaculada, preparava a Missa das 05h40. Como a explosão ocorreu uma hora antes da celebração da Missa, nenhuma pessoa ficou ferida.
Imediatamente após a explosão da bomba, as autoridades eclesiais fecharam o prédio e suspenderam as suas actividades. Já a polícia aumentou as medidas de segurança ao redor da igreja.
“Não sabemos as razões deste ataque”, disse D. Angelito Lampon, bispo de Sulu. “Mas este evento não vai parar a missão da Igreja em Johor”.
A polícia local acusa os rebeldes islâmicos do grupo extremistas Abu Sayyaf, ligados a Al-Qaeda pelos ataques.
Segundo as autoridades, o grupo pretende manter um clima de tensão entre a população. Os membros do Abu Sayyaf foram acusados de ataques anteriores. O mais grave ocorreu a 7 de Julho e causou 6 mortes e 40 feridos.