O Pe. Francisco Fortunato de Gouveia vai ser o novo responsável da diocese de Oudtshoorn
Bento XVI nomeou esta Quinta-feira o Pe. Francisco Fortunato de Gouveia, filho de pais portugueses, bispo de Oudtshoorn, na África do Sul.
O Pe. Francisco Gouveia é um dos seis filhos de Francisco Xavier de Gouveia e Ernestina Homem de Gouveia, ambos de Ponta do Pargo, Madeira.
O sacerdote, que nasceu a 11 de Junho de 1951 na Cidade do Cabo, é cidadão sul-africano, tendo entrado em 1969 no Seminário Maior de São João Vianney, em Pretória (afiliado da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma), onde se formou em Teologia.
Recebeu a ordenação presbiteral a 11 de Janeiro de 1976 em Woodstock, arquidiocese da Cidade do Cabo, circunscrição eclesiástica a que pertence.
Além de uma graduação em artes, frequentou em 1983 um curso de rádio e televisão em Dublin, na Irlanda, e entre 1990 e 1992 concluiu estudos de Espiritualidade e Teologia Pastoral em Chicago, EUA.
Entre as missões que lhe foram confiadas encontra-se a de reitor do Seminário Maior de São Francisco Xavier, na Cidade do Cabo, entre 1992 e 1997.
De 2007 a 2009 foi administrador da catedral e desde 2009 era o responsável pela paróquia de São João Evangelista.
O novo responsável pela diocese de Oudtshoorn sucede a D. Edward Robert Adams, que pediu a resignação por ter atingido os 75 anos, idade em que os bispos devem apresentar a renúncia ao Papa.
Dados principais da biografia do Pe. Francisco Fortunato de Gouveia (em inglês)