Filatelia: Dois selos assinalam nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires

Braga, 18 jul 2014 (Ecclesia) – Os CTT apresentaram dois selos comemorativos sobre o nascimento do beato e bispo Frei Bartolomeu dos Mártires, esta quinta-feira, numa cerimónia no Museu Pio XII, em Braga, com a presença de D. Jorge Ortiga.

“Ele é alguém que merece e necessita de ser conhecido, para que da sua vida se possam retirar ensinamentos para a vida de cada um”, revelou D. Jorge Ortiga que considera que até à beatificação do bispo frei Bartolomeu dos Mártires a sua memória estava “enterrada”.

O prelado, sucessor do homenageado nascido há 500 anos, acrescentou que o beato Frei Bartolomeu dos Mártires é uma “coroa de glória que todos devem conhecer e que nem sempre tem merecido a melhor atenção”.

As duas representações do antigo arcebispo de Braga e uma das figuras proeminentes do Concílio de Trento “vão passar a circular, em selo postal, nos sobrescritos com origem em Portugal”, informa o site da arquidiocese bracarense.

«Os CTT estão a fazer um monumento de gratidão a uma jóia da coroa da nossa história, não apenas eclesial, não apenas de Braga ou de Portugal, mas da humanidade», destacou o cónego José Paulo Abreu, diretor do Museu Pio XII onde decorreu a cerimónia, e que apresentou este desafio aos Correios.

O responsável pelos CTT, Raul Moreira, justificou esta homenagem, inserida nas comemorações jubilares do nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, como “uma iniciativa de Braga e do país” a uma “figura histórica, não apenas eclesiástica como de todo o mundo”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top