Filarmónicas e Diocese de Leiria-Fátima reforçam cooperação

As bandas filarmónicas do concelho de Leiria e a Diocese desejam reforçar a cooperação já existente entre ambas as partes. Esta é a principal conclusão do encontro que reuniu os directores daquelas instituições com o Vigário Geral e  director do Departamento diocesano de Liturgia, no passado dia 23 de Abril, no Seminário de Leiria.

As festas religiosas das comunidades paroquiais, as procissões, especialmente a do Corpo de Deus, que se realiza na cidade de Leiria com a presença simultânea de várias filarmónicas, e outros eventos não teriam o mesmo brilho, harmonia e ambiente festivo, sem o contributo das bandas e da música que executam. Nenhum outro grupo as pode substituir com a mesma qualidade, por exemplo nas procissões. Elas marcam o ritmo, envolvem a caminhada com a beleza dos sons musicais, ajudam as pessoas a interiorizar e a concentrar-se no acto espiritual que estão a viver. Foi por isso salientado que se devem valorizar e apoiar estas instituições de cultura e educação musical.

Em ordem ao futuro, abriu-se a hipótese de alguma filarmónica acompanhar o coro na execução dos cânticos na celebração da missa e de se promover a composição de marchas de procissão originais. As filarmónicas manifestaram a sua disponibilidade para darem o seu contributo na realização anual da procissão do Corpo de Deus promovida pela Diocese na cidade  de Leiria. Ficou ainda assente que este tipo de encontros se repita novamente e se mantenha o contacto com a Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, sempre que se julgue oportuno.

Pe. Jorge Guarda

Partilhar:
Scroll to Top