www.festivaljota.com No sentido de perspectivar uma nova abordagem ao já conhecido Festival Jota, este ano na sua terceira edição, o Secretariado Diocesano Juvenil da Guarda em conjunto com o secretariado congénere da Diocese de Aveiro, desceram de malas e bagagens a Serra da Estrela parando pelas terras dos ovos-moles e dos barcos moliceiros. Como estamos a menos de um mês do início deste mega-festival de música de mensagem cristã, esta semana propomos que visitem o sítio que o suporta e promove.
Ao entrarmos neste espaço virtual, percebemos claramente que todo o sítio está perfeitamente enquadrado, passando uma imagem bastante jovem e agradável. Logo na página inicial além das notícias sempre actualizadas, que pretendem evidenciar a importância deste encontro juvenil, temos ao dispor uma quantidade de opções.
Além da natural ficha de inscrição, cartaz com o programa e os contactos, podemos clicar em "actividades", onde temos uma descrição de todos eventos que farão parte do cartaz (concertos, fóruns, workshops, actividades diversas, oração, etc.). No item "entrevista-jota", encontramos algumas conversas onde os artistas convidados para o festival (Banda Jota, La Voz del Desierto, Gaby Sõner, Mariola and Company, Claudine Pinheiro, Terceira Margem, Simplus, João Paulo Vaz, Héber Marques, Laetare e os Luce), levantam um bocadinho o véu sobre a sua participação neste evento católico. Em "vídeos", dispomos de dois espaços bastante distintos: o primeiro onde podemos assistir a alguns video-clips das músicas que irão ser ouvidas entre a ria e o mar, no outro, fazem parte entrevistas, reportagens e spots promocionais que vão sendo transmitidos nos canais de televisão. Por último destacamos o espaço "aldeia global", onde facilmente descobrimos alguns sítios que de alguma maneira ajudam a promover este evento e servirão também de plataforma de divulgação durante os dias do festival (Pastoral Juvenil de Aveiro, Diocese de Aveiro, Agência Ecclesia, Portal Cristo Jovem, Revista Audácia).
Aqui fica então a sugestão, naveguem até ao espaço deste festival para que fiquem a conhecer um pouco mais acerca de tudo aquilo que está programado para os dias 24, 25 e 26 do mês de Julho, num ambiente fantástico e com características ambientais fantásticas.
Fernando Cassola Marques