Festas marítimas em tempo de Verão

O tempo de Verão torna-se propício para que as Paróquias, sobretudo, marítimas façam as suas festas em honra dos mais variados santos e segundo as diversas matizes de Nossa Senhora e vertentes de Jesus.

Atendendo a estas notas, apresentamos algumas das festas marítimas nas paróquias onde está a funcionar o ‘Apostolado do mar’, neste momento.

Desde a Fuzeta, em meados de Julho até ao princípio de Setembro, em Buarcos, há muitas festas à beira-mar. Na Fuzeta honra-se Nossa Senhora do Carmo – padroeira dos marinheiros ao nível mundial – com momentos de festa religiosa e com iniciativas de sabor popular. Sendo a única paróquia em dinâmica do ‘Apostolado do mar’ que a tem como sua padroeira, poderemos considerar que a Fuzeta abre este ciclo de festas marítimas de Verão com a melhor presença e intercessão.

Festas grandes, ao nível local e nacional, decorrem ainda em Viana do Castelo, em honra de Nossa Senhora da Agonia, de 20 a 22 de Agosto.

Também na Figueira da Foz têm lugar, já em Setembro, as festas de Nossa Senhora da Encarnação, tendo já Buarcos celebrado São Pedro, em finais de Junho.

Em Sesimbra, no dia 14 de Agosto, faz-se ainda a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e, no último domingo de Setembro, realiza-se a festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel… sempre com gente ligada ao mar.

Na Nazaré, decorrem, ainda nos primeiros dias de Setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré com grandes momentos de fervor religioso e de promoção humana e turística.

A. Sílvio Couto, director nacional do ‘Apostolado do mar’

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top