Festas e Romarias que marcam o verão na Arquidiocese de Évora

Nos meses de agosto e setembro, na Arquidiocese de Évora, é tradição a realização de festas e romarias, que congregam os habitantes locais e os filhos da terra que emigraram. São sobretudo momentos de reencontro dos amigos, de maior convívio familiar e também oportunidade para participar em festas de cariz popular e religioso.

Durante o mês de agosto, são inúmeras as festas que o povo cristão celebra e dedica a Nossa Senhora, com destaque para Festa do dia 15 de agosto, dia da Assunção da Virgem Santa Maria. Na zona ribatejana da Arquidiocese de Évora, os coruchenses preparam-se, uma vez mais, para viver e celebrar, com muita alegria e grande solenidade, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Castelo, padroeira das gentes e terras sorraianas. Em 2022, estas Festas realizam-se de 6 a 18 de agosto, sendo que as Festas religiosas acontecem de 6 a 15 de agosto e as ditas profanas de 13 a 18 de agosto.

As festas em honra de Nossa Senhora do Castelo têm início normalmente com a novena de preparação e atingem o seu ponto alto no dia 15 com a celebração solene da Eucaristia e a grandiosa procissão que percorre as ruas da vila de Coruche acompanhando a imagem da Senhora do Castelo. No regresso ao santuário procede-se à tradicional bênção dos lares e dos campos.

Já em setembro, entre os dias 9 e 12, na zona leste da Arquidiocese, decorrerão as seculares e tradicionais Festas dos Capuchos, em Vila Viçosa. Tradição que se iniciou em 1863, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos marca o segundo fim-de-semana de setembro, com eventos culturais e celebrações religiosas.

De 20 a 25 de setembro, ainda mais a leste na Arquidiocese de Évora, realizar-se-á a Romaria do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, em Elvas.

Esta Romaria começa sempre com a imponente Procissão dos Pendões que liga a antiga Sé de Elvas à Igreja da Piedade, num percurso de 4 km que leva duas horas a percorrer, em passos lentos, marcados por grande silêncio e devoção. A Romaria terminará com a Procissão de Regresso dos Pendões.

___________
Este artigo faz parte da Edição especial da Agência ECCLESIA “Festas da nossa Terra” publicada em agosto 2022

 

Partilhar:
Scroll to Top