Festa radical para jovens de Setúbal

Mega-acampamento reuniu mais de 800 pessoas Mais de 800 pessoas marcaram presença no último fim-de-semana no «A3Jovem», mega-acampamento de jovens da diocese de Setúbal que promoveu actividades radicais, workshops, exposições, malabarismo, conferências, concertos e momentos de oração e celebração eucarísticas.

D. Gilberto Reis, Bispo local, falou do encontro como uma "grande oportunidade", não escondendo a sua alegria pela maneira como o mesmo decorreu. "Este é um lugar de encontro com Jesus Cristo e de encontrar forças para levar Cristo ao mundo", refere à ECCLESIA.

O prelado considera que "ao longo destes dois mil anos, a Igreja sempre sentiu necessidade de ir ao encontro dos jovens, encontrou sempre formas diferentes e vai continuar a fazê-lo".

"Quanto mais formos capazes de juntar os vários jovens que estão dispersos nos movimentos e nas actividades, tanto melhor", aponta.

Para D. Gilberto Reis é fundamental ajudar os jovens a perceber que "é possível viver a fé de uma forma diferente, de uma forma bela, neste mundo".

Esta diocese tem procurado cada vez mais aproximar os jovens da Igreja, através de actividades como a Mostra de Bandas Católicas, os Torneios de Futebol, as caminhadas a Fátima. A iniciativa decorreu na Quinta do Álamo, no Seixal.

Em declarações à ECCLESIA, o Pe. Luís Ferreira, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Jovem da Diocese, sublinha a importância de "congregar os jovens numa grande actividade de encontro com Jesus e uns com os outros".

Este responsável fala das "actividades do mundo" que devem fazer parte destas iniciativas.

O acampamento procurou conjugar esforços de todos os secretariados diocesanos que trabalham com os jovens, da catequese à pastoral vocacional, "num grande encontro para marcar a festa dos jovens na Diocese".

Em final de ano pastoral, a intenção foi "marcar o início de uma actividade, aqui na Diocese". Para o futuro, fica a vontade de continuar o acampamento, como uma "referência" na Pastoral Juvenil em Setúbal.

Marcelo Rebelo de Sousa foi o conferencista convidado, para dizer aos jovens que "a mensagem de São Paulo é actualíssima".

"Este é um momento único na vida e em que devem ser, mais do que os outros, evangelizadores", declara à ECCLESIA.

Durante o acampamento, decorreu a Mostra de Bandas Católicas da Diocese, subordinada ao tema "Pusemos a nossa Esperança no Deus vivo".

A Banda Católica vencedora na edição deste ano foi "Peregrinos (Paróquia de S. Sebastião) – Vive em Mim".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top