Festa do Apostolado do Mar nas Caxinas

Realizou-se no passado domingo, dia 16, solenidade da Ascensão, a ‘Festa do Apostolado do mar’ nas Caxinas, Vila do Conde, com a presença de mais de seiscentas pessoas de todo o país, desde Vila Praia de Âncora até à Fuzeta. Presidiu à eucaristia D. Manuel Linda, Bispo auxiliar de Braga

Esta festa anual do ‘Apostolado do mar’ teve início, no sábado (dia 15), com um terço de vigília, na igreja Paroquial das Caxinas – construída em forma de barco em frente ao mar – no qual participaram já algumas das paróquias. Tendo em conta que nessa data ocorria o ‘dia internacional da família’, esta vertente sócio/religiosa esteve presente neste momento de oração, que foi presidido pelo director nacional do Apostolado do mar, Padre Sílvio Couto.

Na manhã de domingo (dia 16), deu-se a concentração de todos os grupos junto do salão paroquial, tendo-se cada paróquia ou ‘Stella maris’ apresentado com o seu estandarte e participando, posteriormente, na procissão que percorreu algumas ruas das Caxinas, até à Igreja, onde foi celebrada a missa, presidida pelo Bispo D. Manuel Linda.

Atendendo à confluência de vivências – dia mundial das comunicações sociais, final da semana da vida e este encontro nacional do Apostolado do mar – o Bispo auxiliar de Braga referiu a necessidade de os cristãos saberem fazer a consonância entre o divino e o humano, usando os meios de comunicação social e exortou os homens do mar a «nunca deixem de usar os meios de segurança quando estão em alto mar, por forma a protegerem o seu bem mais precioso, que é a vida».

A dimensão dos desportos náuticos foi um outro aspecto que D. Manuel Linda, particularmente, realçou como uma das dimensões que devem ser tidas em conta, atendendo à perspectiva dos mais jovens e à linguagem marítima.

Após a celebração, foi servido o almoço, e houve um tempo de convívio, oferecido pela paróquia da Caxinas e que permitiu uma maior confraternização entre as gentes do mar de Norte ao Sul do país.

Apostolado do mar

Neste momento o ‘Apostolado do mar’ está organizado em Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro, Buarcos, Nazaré, Peniche, Setúbal (Anunciada e São Sebastião), Sesimbra e Fuzeta. Funciona ainda o ‘Stella maris’ de Leixões.

Para além deste momento de festa, o ‘Apostolado do mar’, ao nível nacional, tem, anualmente, um retiro, em Fátima, nos tempos que precedem o início da Quaresma.

Ao nível local, cada paróquia procura dinamizar as suas festas religiosas servindo-se da linguagem e dos sinais do ‘Apostolado do mar’ e recebendo, por vezes, a visita das outras paróquias em idêntica sintonia.

Como veículo de ligação, o ‘Apostolado do mar’ tem uma publicação quadrimestral, ‘Estrela do mar’, que está em reformulação de objectivos e de dinâmica para o futuro próximo.

A. Sílvio Couto

Partilhar:
Scroll to Top