Uma mudança radical no papel do utilizador
Durante os próximos artigos, iremos efectuar um olhar sobre uma realidade bastante actual, as redes sociais. O presente texto aborda genericamente os conceitos destas novas ferramentas, que servem de suporte aos novos espaços de socialização.
As comunicações na internet estiveram presentes desde o seu inicio, através de serviços que podem ser considerados precursores da Web 2.0, tais como, fóruns e chats como o IRC (Internet Relay Chat) que se pode considerar a forma embrionária do actual Messenger, usado por quase todos os possuidores de computador pessoal. Actualmente, devido à rápida evolução da internet, com a introdução fulcral da Web 2.0, o papel do utilizador foi radicalmente alterado passando de consumidor passivo de informação para produtor e distribuidor de conteúdos.
O interesse e popularidade das aplicações Web 2.0 levaram a uma explosão da popularidade dos sites de redes sociais, como o MySpace o Facebook e o HI5 e permitiu igualmente o desenvolvimento de outras aplicações interactivas, tais como o YouTube, World of Warcraft, Second Life, entre outros.
Globalmente, as redes sociais (Ning, Hi5, MySpace, Facebook), os espaços de trabalho colaborativo (Wikipedia), as plataformas de publicações próprias (Blogs, YouTube ou Twitter) e a explosão da tecnologia dos telemóveis (que permite acesso à internet de quase qualquer lugar) criaram novos ambientes ou comunidades, onde as pessoas se podem socializar com outros membros da mesma comunidade.
Existem ambientes mais vocacionadas para a socialização, tais como o FaceBook, My Space, Hyves ou Hi5, muito popular em Portugal, principalmente entre os jovens, que têm normalmente uma maior afinidade com as tecnologias. Obviamente que todas as redes sociais partilham o princípio de que existe algo em comum entre os utilizadores, que pode ser por exemplo, um amigo ou amigos comuns, um cantor preferido, uma preferência por um objecto em particular, entre outros. Assim, o utilizador é estimulado para se relacionar com os outros membros da sua comunidade que partilham os seus interesses.
Fernando Cassola Marques