Lisboa, 07 jun 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal promove este verão várias iniciativas de solidariedade e de ajuda ao próximo, aproveitando o tradicional período de férias de que muitas pessoas desfrutam.
A Juventude Hospitaleira (JH), ligada aos Irmãos de São João de Deus e às Irmãs hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, propõe nos próximos meses “campos de férias” dentro das casas de saúde destas instituições religiosas, que têm como prioridade o tratamento e acompanhamento de doentes mentais.
Daniela Costa, secretária da JH, explica ao programa ECCLESIA, na Antena 1, que se trata de uma “atividade de cerca de 10 dias”, no qual os jovens ficam dentro da estrutura de cada casa, num espaço próprio.
“A grande proposta é lidar com a pessoa, nesta dimensão hospitaleira do acolhimento integral, tal como ela é, focando mais a sua dignidade do que os seus problemas ou as suas limitações”, assinala.
Os primeiros dias apresentam a barreira do “confronto com uma realidade que não é conhecida e é rejeitada”, a doença mental.
“A maior parte dos jovens que vai [aos campos], pensa em desistir no primeiro ou no segundo dia, mas no último dia já não quer sair”, relata Daniela Costa, ela própria uma participante em várias das atividades da JH, ao longo destes anos.
Este ano, haverá mais de uma dezena destes campos de férias, elencados no site www.juventudehospitaleira.org.
Tempo de férias é também tempo de partir para um grupo de 9 jovens da Universidade Lusíada, em Lisboa, que se prepara para ir até Cabo Verde.
Pilar Vasconcelos, da AASUL – Associação de Ação Social da Universidade Lusíada, refere que o projeto no país lusófono existe “há 16 anos”, procurando “aplicar a vida universitária e de voluntário”.
“Durante dois meses vou viver num sítio onde não tenho pais, um café, a língua portuguesa, água canalizada em casa, pelo que terei de estar disposta a tudo o que vou encontrar”, assinala, recordando experiências anteriores.
Nesse tempo, acrescenta Pilar Vasconcelos, cada voluntário deve ser “um exemplo” e aproveitar “ao máximo” as oportunidades de trabalho.
O grupo, que promove experiências de voluntariado durante todo o ano na cidade de Lisboa, está aberto a todos os universitários que estejam interessados, trabalhando semanalmente em três projetos específicos, destinados, respetivamente, a crianças, reclusos e idosos.
Até sexta-feira, sempre às 22h45, o programa da Igreja Católica na Antena 1 apresenta propostas de férias diferentes para os meses de verão.
PRE/OC