Projecto ajudou a aumentar qualidade do ensino em Cacheu, Bafatá, Quinara e Tombali
O Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau) acolhe este Sábado, dia 6, a Cerimónia de certificação dos professores e directores formados no âmbito do Projecto “+ Escola”, promovido pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC).
A Formação decorrida nos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009 contribuiu para o objectivo geral de aumentar a qualidade de ensino na Guiné-Bissau, particularmente nas regiões de Cacheu, Bafatá, Quinara e Tombali.
O Projecto “+ Escola” envolveu 81 professores de 27 escolas de natureza comunitária, numa metodologia centrada nas necessidades específicas de cada um dos seus beneficiários, que cruzou formação em contexto de sala e em contexto de trabalho (observação de aulas). Foram ainda acompanhados os agentes com responsabilidades ao nível da gestão escolar destas escolas e de outras 22 escolas ligadas a missões católicas da Diocese de Bafatá.
Este projecto beneficiou do co-financiamento e parceria de instituições como: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD); Ministério de Educação da Guiné-Bissau; Plan Internacional, Diocese de Bafatá; Action Aid; SNV Cooperação Holandesa; Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino e Caritas Guiné-Bissau.
A cerimónia de 6 de Março constituirá também uma oportunidade para apresentar publicamente as conclusões da avaliação do projecto “+ Escola” e da Avaliação de Impacto da intervenção levada a cabo pela FEC, na área da educação, entre 2001 e 2005, na região do Oio.