A comemoração do bicentenário do nascimento de Frederico Ozanam e os 180 anos da criação da primeira conferência em Paris estão no centro da peregrinação nacional
Fátima, Santarém, 20 abr 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe este sábado e domingo a peregrinação nacional dos Vicentinos, sob o lema “Espiritualidade Vicentina de Frederico Ozanam”.
A comemoração do bicentenário do nascimento do fundador da família vicentina e os 180 anos da criação da primeira conferência em Paris estão no centro da celebração, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás.
“Este ano a peregrinação tem um cariz especial porque Ozanam é um exemplo para todos os vicentinos e tem uma mensagem que ainda hoje podemos dizer que é atual”, referiu António Saraiva, presidente do Conselho Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo, em declarações à Agência ECCLESIA.
O responsável partilhou ainda a alegria de todos os vicentinos serem convidados a rezar pela canonização do fundador, como fazem em cada conferência espalhada pelo país.
“Rezar em conjunto nesta peregrinação terá um peso maior e sinto que todos vão sair de Fátima com a fé renovada e a responsabilidade vicentina mais apurada”, disse.
Olhando para a mensagem de Frederico Ozanam, António Saraiva sente que a presença dos vicentinos é comparável à presença do fundador na sua época: “Ele também viveu em clima de pós-guerra, grande opressão, soube estar contra a corrente e os vicentinos hoje têm muitos pedidos devido a esta crise”.
“O desemprego leva ao desespero mas mais do que alimentos torna-se, muitas vezes, mais importante dar uma palavra amiga, de conforto e com os olhos postos em Cristo”, concluiu.
Os vicentinos tiveram um aumento de 40% nos pedidos de ajuda a nível nacional, no ano de 2012.
SN