Fátima: V Curso Nacional de Música Litúrgica revela valores

Fátima, Santarém, 02 set 2014 (Ecclesia) – No segundo ano do V Curso Nacional de Música Litúrgica, do Serviço Nacional de Música Sacra, que decorreu de forma intensiva em Fátima, de 22 a 30 de agosto, sobressaíram “interessantes valores no canto, órgão e direção coral”.

“A iniciativa visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e diretores de coro e assembleia, para o correto exercício do seu ministério litúrgico”, explica o Serviço Nacional de Música Sacra num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“Foi notório o progresso de muitos alunos onde já sobressaem interessantes valores no canto, no órgão, na direção coral”, acrescenta o comunicado.

O departamento do Secretariado Nacional de Liturgia revela que os 72 alunos, na maioria jovens de quase todas as dioceses de Portugal, e duas alunas da missão católica portuguesa de Londres, “levaram bastante trabalho para casa” uma vez que as atividades se complementam a 7 e 8 de março de 2015.

O segundo ano do V Curso Nacional de Música Litúrgica realizou-se de forma intensiva de 22 a 30 de agosto, nas instalações da Domus Carmeli, em Fátima.

O Serviço Nacional de Música Sacra explica que este segundo ano “ajudou a interiorizar e a consolidar matérias complexas, especialmente relacionadas com a harmonia e a sua aplicação prática no órgão litúrgico”.

Os promotores do V Curso Nacional de Música Litúrgica consideram que este trabalho “está a ajudar a mudar, ainda que lentamente, o panorama da música sacra em Portugal”.

O terceiro ano desta iniciativa já tem data marcada e realiza-se, de forma intensiva, de 21 a 29 de agosto de 2015 com o fim-de-semana conclusivo a 5 e 6 de março de 2016.

CB

Partilhar:
Scroll to Top