Fátima: Três unidades móveis para informar peregrinos sobre Gripe A

Três unidades móveis de informação e reencaminhamento de pessoas suspeitas de estarem infectadas com gripe A (H1N1) vão ser instaladas sábado em Fátima, disse hoje à agência Lusa a delegada de saúde de Alcanena.

Ana Dinis, que está a substituir o delegado de saúde de Ourém, explicou que os espaços, onde vão estar enfermeiros, pretendem “divulgar informação sobre a gripe A”, mas também “reencaminhar alguma situação suspeita” da doença.

A médica esclareceu que os hospitais de referência para onde serão reencaminhados os doentes que apresentem sintomas da doença serão o Curry Cabral (para adultos) e o Dona Estefânia (crianças), ambos em Lisboa.

A autoridade de saúde frisou que estas unidades móveis não vão fazer o rastreio da gripe A (que é feito nas unidades hospitalares) e que a decisão de as colocar em Fátima segue-se à identificação, “no âmbito dos planos de contingência para a pandemia, de grandes aglomerados populacionais”.

A decisão de instalar os equipamentos no feriado de 15 de Agosto deve-se à possibilidade de este vir a ser o dia de maior afluxo de peregrinos a Fátima esta semana, eventualmente mais do que a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, quarta e quinta.

Ana Dinis realçou a importância de uma “atitude cívica” em matéria de gripe A. “Se alguém adoecer deve ficar em casa e contactar a Linha Saúde 24”, avisa, sublinhando que este é o “serviço mais organizado e mais seguro para todas as pessoas”.

Por outro lado, a médica apela para que haja a preocupação de adoptar comportamentos correctos, como lavar as mãos ou manter a distância social.

Acrescentando que “os aglomerados de pessoas ao ar livre correm menos riscos do que os que estejam fechados”, a responsável desaconselha aos peregrinos o uso de máscaras.

“As máscaras é para quem está doente ou tem de tratar dos doentes”, salientou, sublinhando que a iniciativa de colocar as unidades móveis de divulgação, mas também de reencaminhamento de doentes em caso de necessidade, significa que “estar atento”, mas não há necessidade de entrar em pânico. “Estamos tranquilos”, frisou.

O vereador da Câmara Municipal de Ourém com o pelouro da Protecção Civil adiantou que as unidades móveis vão ficar instaladas nos parques 1 e 10 do santuário e em Aljustrel. “Não é uma situação de alarme. Estamos com os meios adequados para a situação actual”, assegura.

O apelo à fraternidade e à não discriminação, lançado pelo Papa Bento XVI na sua Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado deste ano de 2009, foi acolhido como lema da 37ª Semana Nacional das Migrações, que será celebrada de 9 a 16 de Agosto e terá o seu ponto alto na Peregrinação do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, a 12 e 13 desse mês.

Redacção/Lusa

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR