Fátima: «Transportamos em nós o mundo de sofrimento que nos rodeia» – D. João Lavrador

Incêndios provocaram cortes de acessos rodoviários à Cova da Iria

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 12 jul 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo pediu hoje em Fátima que os católicos sejam solidários com o sofrimento das pessoas mais necessitadas, falando na celebração vespertina da peregrinação internacional aniversária de julho.

“Transportamos em nós o mundo de sofrimento que nos rodeia e, mais ainda, nos atinge”, referiu D. João Lavrador, na sua homilia.

O responsável, que preside às celebrações que evocam a terceira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917, apelou à “comunhão de vida com Deus e com os irmãos”.

“O desespero do tempo presente atinge as pessoas e tem o seu auge na guerra infame, com que todos estamos a sofrer, sobretudo os nossos irmãos ucranianos”, advertiu.

Já temos uma longa história de atrocidades e flagelos que nos deveriam levar a reconhecer que os caminhos que a humanidade tem trilhado, fruto de uma cultura de morte, afastada de Deus e da comunhão com o outro, como irmão, conduziram ao sofrimento e ao desespero”.

O bispo de Viana do Castelo apontou à “cultura de morte”, promovida por “ideologias dominadoras”.

“É hora de nos colocarmos em questão sobre a lucidez da nossa fé cristã, que é encontro de cada um com Jesus Cristo”, declarou D. João Lavrador.

A celebração vespertina, que reuniu centenas de peregrinos, começou com a recitação do terço, na Capelina da Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração da Cova da Iria, antes da Celebração da Palavra.

Durante a noite, uma vigília de oração vai ser animada por jovens de várias proveniências, empenhados na preparação da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa.

Vários dos acessos ao Santuário estiveram fechados, esta noite, por causa dos incêndios que afetam os distritos de Leiria e Santarém, que obrigaram ao corte da A1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, do IC 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

Durante a celebração, os peregrinos foram convidados a rezar pelas vítimas dos incêndios, os bombeiros, a proteção civil e voluntários que combatem os fogos.

Na quarta-feira, todos os distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, à exceção de Viana do Castelo e Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Santuário de Fátima deixa recomendações aos peregrinos, em situações de calor extremo, pedindo-lhes que se protejam e evitem circular pelo Recinto de Oração nas horas mais quentes, procurando sombras e hidratando-se.

A peregrinação internacional de julho prossegue esta quarta-feira, com Missa às 10h00, com transmissão televisiva e online.

O Santuário recorda que “um dos momentos centrais da terceira aparição de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, a 13 de julho de 1917, ficou conhecido como o segredo de Fátima”.

D. João Lavrador é bispo de Viana do Castelo desde 21 de setembro de 2021, após ter sido bispo de Angra e auxiliar do Porto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top