Manuscrito foi visto por mais de 220 mil visitantes em exposição no Santuário
Fátima, Santarém, 05 nov 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima revelou hoje que o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo de Fátima’ foi submetido a análises científicas, com vista à sua certificação, no Centro de Física Atómica.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, assinala em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que o Serviço de Estudos e Difusão da instituição católica “continua, assim, apostado em fazer uso de metodologias científicas para estudar os mais importantes testemunhos documentais da Mensagem de Fátima”.
Marco Daniel Duarte, diretor do referido serviço, revela à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que, através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, “o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo”.
O manuscrito esteve nos laboratórios deste centro entre segunda e terça-feira.
“O objetivo deste trabalho científico tem em vista a caracterização do papel e da tinta; os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela Irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação”, explica a professora Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projeto científico.
Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do ‘Segredo de Fátima’, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, através de protocolo assinado a 7 de outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.
“Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o Santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade”, assinala a nota de imprensa.
Durante a exposição ‘Segredo e Revelação’, que esteve patente ao público entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014, o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo’ foi visto por 227 921 visitantes.
O manuscrito, redigido pela irmã Lúcia, pode ser visto na versão virtual da exposição, que já registou 63 156 visitantes.
De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respetivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação.
SISF/OC