Rajadas de vento provocaram estragos no Recinto e nos Valinhos, sem afetar o programa celebrativo

Fátima, 28 jan 2026 (Ecclesia) – A passagem da tempestade Kristin pela Cova da Iria derrubou dezenas de árvores no Santuário de Fátima, com rajadas de vento na ordem dos 140 quilómetros por hora, informou a instituição.
“As mais afetadas foram os cedros e os pinheiros das alamedas do Recinto de Oração, mas registaram-se igualmente quedas de árvores nas traseiras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário e na zona de Valinhos”, refere uma nota divulgada online.
Ao nível do património edificado, a tempestade provocou estragos de “pequena monta” em algumas infraestruturas, mas a Capelinha das Aparições e a centenária azinheira “não sofreram qualquer dano”.
A instituição mantém o programa celebrativo, sem interrupções
Os acessos ao Recinto de Oração estão desobstruídos e os trabalhos de remoção e limpeza decorrem desde manhã cedo, devendo estender-se aos próximos dias.
A passagem da depressão Kristin pelo território nacional provocou estragos significativos em várias regiões, com a Proteção Civil a registar mais de 2600 ocorrências.
O mau tempo causou a morte a uma pessoa em Vila Franca de Xira e quatro no concelho de Leiria, tendo o autarca Gonçalo Lopes precisado que duas mortes estão “diretamente ligadas à depressão” e as outras duas se deveram a paragens cardiorrespiratórias.
OC
